- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

CEFET-MG lança campanha de consumo consciente de água e energia

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

24/03/2015



No último domingo, Dia Mundial das Águas (22/03), o CEFET-MG deu início a uma campanha de conscientização para o uso racional da água e da energia, cujo slogan é “Vai esperar a solução cair do céu?”. O objetivo é alertar alunos, servidores e comunidade externa sobre o desperdício de recursos hídricos e energéticos, com intervenções nas redes sociais, restaurantes, entre outros ambientes.

A campanha foi idealizada após um amplo diagnóstico do cenário hídrico da Instituição, realizado pela “Comissão para boas práticas de gestão e uso de energia elétrica e de água”. Formada por servidores e alunos, a comissão busca formas práticas de reduzir o consumo e combater o desperdício na Instituição. Segundo Fernando Gontijo, prefeito do CEFET-MG, o grupo de trabalho reuniu profissionais com áreas afins aos temas discutidos. “Contamos com servidores da Engenharia Ambiental, professores ligados a pesquisas de eficiência energética, um doutor em Recursos Hídricos e servidores da Prefeitura e da Secretaria de Comunicação Social”. A comissão, ainda de acordo com Fernando, está atuando em duas frentes: “Criamos uma campanha de conscientização e vamos avaliar as questões técnicas das ações tomadas”.

Entre as medidas práticas para reduzir o consumo estão instalar aeradores e redutores de vazão nas torneiras, regular as válvulas de descarga dos sanitários, reaproveitar as águas da chuva e regular o ar-condicionado central.

Para o diretor-geral do CEFET-MG, professor Márcio Silva Basílio, diante da atual situação é essencial o CEFET-MG tomar medidas urgentes em relação ao uso eficiente desse recurso. "Vivemos um momento muito crítico nacionalmente, tanto pelo lado da escassez dos recursos hídricos, com impactos diretos no fornecimento de água potável, quanto na geração de energia elétrica”, lembra o diretor-geral.

A campanha, bem como as medidas práticas adotadas pelo CEFET-MG, vai ao encontro da determinação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de redução de 30% no gasto com água e energia elétrica nos órgãos e entidades federais.





Versão para impressão     Enviar para um amigo