- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Newton Paiva inaugura Centro de Exercício Jurídico e amplia atendimento gratuito à comunidade

02/04/2015


A Newton inaugurou seu novo Centro de Exercício Jurídico (CEJU), que funciona como um núcleo de práticas jurídicas. Nele, acadêmicos do curso de Direito, ao lado de professores e monitores, realizam atendimentos gratuitos à comunidade em diversas áreas do Direito.

O novo prédio do CEJU reúne o núcleo de conciliação, o núcleo de mediação, o núcleo de assistência judiciária, o projeto CEJU Itinerante (que leva atendimento in loco às comunidades em risco social da Grande BH), os projetos Direito nas Escolas, Cartilhas da Cidadania, Gincana Jurídica, Júri Simulado, entre inúmeras outras atividades que complementam o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas para as diversas carreiras jurídicas.

“Trata-se de um importante e essencial ambiente de aprendizagem para os alunos do curso. Ele desenvolve inúmeras atividades práticas reais e simuladas, apoiando as disciplinas de estágio supervisionado, desenvolvendo projetos de extensão e especialmente contribuindo para o desenvolvimento de responsabilidade social dos alunos”, explica Emerson Castro, coordenador de Direito da Newton.

Parceria com o TJMG

A nova etapa do CEJU coloca, oficialmente, a Newton como um centro externo de mediação de conflitos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Já há alguns anos, os acadêmicos e monitores, acompanhados de professores, participavam de atendimentos de conciliação. Mas, agora, o atendimento à comunidade ganha, também, a mediação, que é a tentativa de oferecer alternativas a conflitos de diversas áreas do direito. Para isso, a equipe de monitores, estagiários e alguns professores, participaram de um treinamento intensivo organizado pela equipe do TJMG.

O CEJU fica à Rua Catumbi, 522, bairro Caiçara.





Versão para impressão     Enviar para um amigo