- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

PUC Minas é a única instituição privada do Estado a ter Medicina Veterinária em Betim reconhecido pelo Arcu-Sul

Fonte: Imprensa PUC Minas

24/11/2015



O Ministério da Educação divulgou nesta semana, o resultado da avaliação do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados - Sistema Arcu-Sul. Ao todo, sete instituições brasileiras receberam a certificação nos cursos de Medicina Veterinária. Dentre as universidades avaliadas, a PUC Minas é a única instituição privada do Estado a ter o curso certificado pelo processo.

A acreditação decorre de um processo de avaliação em que se atesta a qualidade acadêmica dos cursos de graduação. Para a Universidade é a confirmação, através de critérios estabelecidos pela Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), que avalia cursos de graduação pertencentes a instituições dos quatro países membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e dos países associados Bolívia e Chile.

Com a acreditação, os graduandos passam a contar com uma série de benefícios para formação acadêmica. Entre as possibilidades decorrentes da acreditação está a possibilidade de intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores das instituições credenciadas pelo Arcu-Sul, por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca).

Desde 1999, a PUC Minas conta, em seu campus em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, com a graduação em Medicina Veterinária. Atualmente, mais de 750 alunos estão matriculados nos dez períodos correntes, que, entre aulas teóricas e práticas, estágios e atividades complementares somam 5.186 horas/aula.

Em 2013, designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, avaliadores do Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários Mercosul (Arcu-Sul) e Estados Associados – um brasileiro, dois estrangeiros e um responsável técnico do Inep –, visitaram a PUC Minas em Betim para conhecer e avaliar o Curso de Medicina Veterinária do campus.

O Mercosul é um projeto de integração concebido por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Envolve dimensões econômicas, políticas e sociais. Sua finalidade é constituir-se em um verdadeiro mercado comum, seguindo os objetivos estabelecidos no Tratado de Assunção, por meio do qual o bloco foi fundado, em 1991.





Versão para impressão     Enviar para um amigo