- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

No Vestibular PUC Minas 2º semestre de 2016, candidatos tiveram de escrever artigo de opinião sobre plágio e autoria

Fonte: Imprensa PUC Minas

13/06/2016


No Vestibular PUC Minas, referente ao 2º semestre de 2016, aplicado neste domingo (12/06), a prova de Produção de Texto propôs aos candidatos que redigissem um artigo de opinião para o jornal da universidade sobre O trabalho acadêmico em debate: plágio e autoria na era da informação. O candidato deveria assumir a posição de estudante do 1º período de um curso na universidade, expondo a percepção de alguém que acaba de ingressar na instituição. Ele deveria apresentar argumentos que deixassem claro seu ponto de vista sobre a temática proposta.

Os testes começaram a ser aplicados às 13h05, com duração de cinco horas. Houve 20 minutos de tolerância para o fechamento dos portões. Os gabaritos oficiais já estão on-line.

Considerando-se somente os inscritos pelo sistema de provas, o curso mais concorrido foi Medicina, com 43,70 candidatos por vaga, ministrado no campus Betim, seguido pelos cursos do campus Coração Eucarístico em Direito, turno da manhã (4,71), e Odontologia, turno integral (3,25). Direito (manhã), da Unidade Praça da Liberdade, ocupa a quarta posição, com 2,67, seguido de Psicologia, turno da manhã, do campus Coração Eucarístico, com 2,24. Os dados foram divulgados pela Comissão Técnica do Processo Seletivo da PUC Minas.

Houve desistência de 10%, ou seja, cerca de 500 candidatos não compareceram às provas, percentual considerado dentro do índice histórico pela comissão do processo seletivo para o concurso do meio do ano. Quarenta candidatos fizeram provas em condições especiais, como deficiências física, visual, auditiva ou cognitiva. Dois candidatos realizaram as provas no Posto Médico, informou ainda a comissão.

O resultado com a lista dos aprovados em primeira chamada para todos os campi e unidades será divulgado até 4 de julho. As matrículas para todos os campi e unidades serão também em julho.

Inscrições continuam abertas pelo Enem

Continuam abertas, até 19 de junho, as inscrições ao vestibular para aqueles que optarem por também disputar o processo seletivo por meio da média da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2013 a 2015. O pagamento do boleto de inscrição, no valor de R$35, deve ser feito até o dia 20 do mesmo mês. Para o campus Uberlândia, no Triângulo Mineiro, as inscrições para o Curso de Sistemas de Informação, turno noite, continuam abertas até 27 de junho, somente pela média da nota no Enem. O candidato pode se inscrever, pela média da nota no Enem, em cursos de diferentes áreas, campi e unidades, aumentando, assim, a chance de ser aprovado.

O processo seletivo é referente aos cursos de graduação em Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e São Gabriel), Betim, Contagem, campi do interior em Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia e nos demais polos de educação a distância em Guanhães, Ipatinga, Juiz de Fora e Teófilo Otoni.

São, no total, 8.516 vagas, sendo 6.926 para Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e São Gabriel), Betim e Contagem, e outras 1.590 para os campi do interior (Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia) e demais polos de educação a distância em Guanhães, Juiz de Fora e Teófilo Otoni.

Das vagas em oferta para cada curso, turno e local, 85% destinam-se aos candidatos que se inscreveram para o processo seletivo por intermédio da realização de provas, e 15% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo por intermédio da média obtida no Enem. Será considerado, pela PUC Minas, para efeito de classificação, o melhor resultado obtido pelo candidato nas edições de 2013 a 2015 do Enem, caso tenha prestado o exame em mais de uma dessas edições.

Outras informações: (31) 3319-4444 e no site.





Versão para impressão     Enviar para um amigo